apagar fq.001

Descoberta: arroz vermelho é antidiabético e ajuda emagrecer

Arroz é um dos cereais mais consumidos no mundo inteiro. Ao mesmo tempo, a diabetes é uma doença muito grave e comum – afeta mais 450 milhões de pessoas. A principal característica da diabetes é a elevada concentração de glucose no sangue. Agora uma boa notícia: a dieta baseada no consumo de variedades de arroz vermelho pode levar a uma diminuição do nível de glucose no plasma.

apagar fq2.001

O farelo do arroz é subproduto do beneficiamento do grão e, nas variedades de arroz vermelho, é rico em antocianinas  e proantocianidinas. Um trabalho publicado recentemente por um grupo de químicos americanos no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que estas substâncias podem diminuir o nível de glucose no sangue por dois mecanismos: tanto auxiliando na receptação por proteínas transportadoras de glucose (para posterior metabolismo) ou na inibição das enzimas digestivas α-amylase and α-glucosidase.

apagar fq.001

Estas enzimas são produzidas pelo pâncreas e promovem a transformação de oligo e polissacarídeos em glucose durante a digestão. Inibidores destas enzimas são capazes de diminuir e retardar o metabolismo do amido, mantendo baixo a concentração de glucose plasmática, mesmo após ou durante uma refeição.  O trabalho mostra que extratos do farelo de arroz vermelho são capazes de inibir estas enzimas. Isto significa que nem todo o amido ingerido é de fato metabolizado, o que diminui o impacto calórico – uma boa notícia também para quem quer emagrecer.

Em adição, o estudo também evidenciou um aumento de quase 3 vezes na taxa de receptação de glucose por 3T3-L1 adipócitos no plasma sanguíneo.

Veja trabalho completo em:

http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/acs.jafc.6b01909

Canal Fala Química

 

Posted in HotPapers and tagged , , , , , , , , , .