apagar_fq_capes.001

Duro golpe contra a Ciência no Brasil

Mal a direita retomou o poder no Brasil e a ciência já começa a ser afetada. Além do corte de bolsas, editais, faltas de repasses às universidades e laboratórios de pesquisa, agora o governo bloqueou o acesso direto das universidades (e pesquisadores) à literatura científica.

Screen Shot 2016-06-22 at 08.12.49

É praticamente impossível se fazer qualquer tipo de ciência sem acesso aos jornais e revistas internacionais, e a literatura científica é indispensável para o desenvolvimento científico e tecnológico de uma nação. Esta atitude estúpida do governo – tomada sem alguma consulta aos cientistas brasileiros – torna mais difícil o garimpo à informação científica.

apagar_fq_capes.001

Antes deste decreto, qualquer pessoa acessando a internet de dentro de uma universidade federal podia obter os jornais e revistas científicas. Agora,o acesso depende de um processo lento, confuso e que na maioria das vezes não funciona: o cientista só pode acessar através do website periódicos da Capes.

Esta, provavelmente, é apenas uma da série de medidas que o governo tem tomado para sucatear a universidade e privar a nação do desenvolvimento científico e tecnológico. O governo fala em economia – mas o que mais custa caro para a nação é ter que importar todos os produtos tecnológicos, de eletrônicos a remédios. O Brasil, desta forma, vai continuar sendo um país de commodities – vendendo carne, milho e soja – e um grande mercado para a tecnologia dos gringos.

Saiba mais:

Veja o comunicado maroto da Capes:

http://www-periodicos-capes-gov-br.ez46.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=377&mn=0

Canal Fala Química

Posted in Anúncios e Eventos, Maravilhas da Química and tagged , , , , , , .