IMG_3365.JPG

NANITES: conheça o rotor molecular artificial

O controle do movimento individual de moléculas na escala nanométrica é necessário para a construção de nano-robots. Artigo da Nature mostra como certas moléculas agem como rotores: giram quando recebem fótons em certas frequências.

  
O movimento molecular é comum nos seres vivos; como exemplo, há a rodopsina: uma proteína que muda de conformação quando recebe um fóton, onde o movimento é deflagrado pela fotoisomerização de uma ligação dupla do retinal. 

  
O artigo explora o mesmo tipo de isomerização, que leva à rotação unidirecional de moléculas, tal como em um rotor. Como a reação depende de fótons de determinada região do espectro eletromagnético, é possível controlar o movimento do rotor via emissão seletiva destes fótons.

  
Veja artigo completo em 

http://www.nature.com/nchem/journal/v7/n11/full/nchem.2362.html
Canal Fala Química 

Posted in HotPapers and tagged , , , , .