Alquimia

5 REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS que mudaram a HUMANIDADE

Sem a Ciência ainda estaríamos nas trevas

Sem a Ciência ainda estaríamos nas trevas

A ciência contribui diariamente para o desenvolvimento da raça humana. Mas algumas descobertas realmente mudaram a forma de vida de nossa espécie. Confira aqui uma lista com as 5 grandes revoluções científicas.

 

1) A descoberta da ELETRICIDADE

Em 1821 o então jovem britânico Michael Faraday descobriu como produzir a eletricidade a partir da indução magnética, dando origem ao motor elétrico. Mas a eletricidade já era conhecida pelos humanos: vários outros cientistas contribuíram nesta revolução, como Benjamin Franklin e os italianos Luigi Galvani e Alexandro Volta.  A descoberta, o controle e a geração de eletricidade mudaram para sempre as nossas vidas. Ou alguém consegue viver sem ela?

Science - Michael Faraday - London

Michael Faraday

2) A descoberta da PENICILINA

Em 1928, o cientistas escocês Alexander Flemming descobriu que a secreção de um fungo (Penicillium rubens) podia matar bactérias. Esta descoberta levou-nos a uma nova era: a da dos antibióticos. Se antes éramos indefesos contra estes agentes patológicos, hoje possuímos um arsenal químico gigante contra os mais diferentes micro-organismos.

Penicilina

Penicilina

A vida humana mudou: doenças antes incuráveis hoje passam desapercebidas. A longevidade e qualidade de nossas vidas aumentaram drasticamente com esta revolução científica.

3) A descoberta da RADIOATIVIDADE

Em 1896 o jovem pesquisador francês Henry Becquerel descobriu algo extraordinário: sais de urânio que emitiam luz, capaz de atravessar paredes. Logo um grupo de cientistas compreendeu o fenômeno, incluindo os outros francês Paul Villard, Pierre Curie, Marie Curie e o neo-zelandês Ernest Rutherford.

Uso de isótopos radioativos para imagem de organismos vivos

Uso de isótopos radioativos para imagem de organismos vivos

Além de nos ter oferecido uma maneira de compreender a estrutura atômica, a radioatividade é usada para estudar organismos vivos, para produzir energia, para diagnósticos e tratamentos na medicina e para monitorar vários processos na indústria. Nossa vida seria muito diferente sem esta revolução científica.

4) A descoberta das MACROMOLÉCULAS

Embora o uso de biopolímeros pelo homem existe desde os tempos mais remotos, foi somente no século passado que a ciência compreendeu a existência destas moléculas gigantes. Foi o alemão Hermann Staudinger o primeiro a propor o conceito das macromoléculas: algo que foi inicialmente recusado e desdenhado pela comunidade científica da época.

Nylon: o primeiro tecido totalmente sintético

Nylon: o primeiro tecido totalmente sintético

Todavia, em menos de 30 anos depois, entramos na era dos Plásticos. Hoje os polímeros – naturais, artificiais ou sintéticos, nos acompanham o dia inteiro em todos os lugares. É impossível de imaginar a sociedade moderna sem polímeros. Olhe a sua volta: quantos objetos feito de macromoléculas você encontra? E quantos não usam macromoléculas?

Representação de uma cadeia polimérica

Representação de uma cadeia polimérica

Hoje, as macromoléculas estão em nossas roupas, em nossas casas, em nossos objetos e até mesmo em nossa comida. A vida humana mudou muito após esta revolução científica.

5) A descoberta da TERMODINÂMICA

Tudo começou com um jovem engenheiro francês: Sardi Carnot, numa tentativa de aumentar o rendimento das máquinas térmicas (tal como locomotivas a vapor), escreveu um pequeno livro: “Réflexions sur la puissance motrice du feu et sur les machines propres à développer cette puissance” , em 1824. Graças a isto, tornou-se o pai da mais elaborada e universal de todas as teorias científicas: a termodinâmica.

Sardi Carnot

Sardi Carnot

Após Carnot, diversos outros grande cientistas ajudaram a estabelecer o que conhecemos como termodinâmica: Joule, Thomson (o Lord Kelvin), Gibbs, van’t Hoff, van der Waals, Clausius, Clapeyron, Boltzmann, Plank, Lewis e muitos outros.

Hoje, basicamente toda a ciência se ancora na termodinâmica: da biologia à física, da química às engenharias.  O próprio Einstein disse que é a mais completa e perfeita teoria científica já produzida pelo homem. Graças à termodinâmica, compreendemos os conceitos de calor, trabalho, energia; entendemos os critérios da espontaneidade dos processos químicos e físicos.

livreto de Carnot e o nascimento da Termodinâmica

livreto de Carnot e o nascimento da Termodinâmica

Não somente isso, mas também de como deslocar o equilíbrio termodinâmico no sentido de produzir mais o que queremos.  Praticamente tudo o que você possui: seu carro, sua casa, suas roupas, seus remédios, seus alimentos, etc.. devem a sua existência ao fato de que compreendemos estas 4 leis cósmicas da termodinâmica. Sem dúvida, uma revolução científica que mudou a nossa vida.

As leis da termodinâmica são universais

As leis da termodinâmica são universais

 

E você, conhece mais alguma revolução científica que mudou as nossas vidas? Então deixe sua contribuição nos comentários!

Canal Fala Química

Posted in Maravilhas da Química and tagged , , , , , , , , , .